- illumina
- Posts
- #003| Pertencemos a único lugar?
#003| Pertencemos a único lugar?
O sentimento de “pertencimento”, oferece identidade coletiva, reforça o eu individual e o equilíbrio psíquico. O “não pertencimento” seria, por oposição, um sentimento de desenraizamento, de exclusão.
Conversando com uma amiga outro dia, ela me falou que eu era muito bem resolvida. Falávamos sobre imigrar, e no final não se sentir pertencente a nenhum lugar. Não nos encaixarmos 100% no país que escolhemos viver, e também não sermos mais parte do país que deixamos para trás.
Ela, se questionava das suas decisões e sentia que faltava o sentimento de pertencimento, cogitando voltar pro país de origem depois de viver metade de sua vida fora dele. Eu, tentava mostrar que a ideia de como as coisas seriam se ela voltasse era muito mais uma ilusão, do que como seria realmente.
Eu já morei em 4 países, e já passei por vários questionamentos.
Tem horas que não nos sentimos parte de nenhum lugar, mas também existem momentos que sentimos que somos parte de todos.
Minha escolha sempre foi vivenciar o local, a cultura e os costumes ao máximo. Uma imersão. E assim, descobrir o que daquele local conversa comigo, e o que não faz sentido para mim.
Moro fora do Brasil há 9 anos (parece que foram várias vidas dentro de uma) e para mim já foi tempo suficiente para entender que depende apenas de mim me sentir parte ou não de um local. É quase que uma escolha, o famoso copo cheio/vazio. Após mudar de país 4 vezes, de casa eu já perdi a conta, de estilo, de grupo de amigos, de emprego, etc… eu sei que PERTENCER está intrinsicamente ligado com meu interno, com como me sinto, o que tem acontecido na minha vida, e tudo mais que envolve apenas a mim.
A escolha que eu faço é ser minha própria casa, meu próprio país. Onde quer que eu vá eu levo isso comigo. Guardo as partes de mim que fazem parte de cada lugar que morei, costuro cada uma delas juntas criando uma grande colcha de retalho, que me lembra que eu já pertenci a cada lugar. E que acima de tudo, independente de pertencer especificamente a um único lugar, eu pertenço a mim mesma. Sem excluir nenhuma parte de mim ou de cada lugar, eu pertenço a todos eles.
See ya.
Lu