- illumina
- Posts
- Newsletter #3 - 26.05.2020
Newsletter #3 - 26.05.2020
Foi mal! Tô um pouco atrasada, eu sei... 🙈
Não desista | Você não está sozinho | Você é importante

... e por isso mesmo, resolvi vir aqui de última hora falar sobre produtividade.

Produtividade tem sido super citado nas redes sociais ultimamente - principalmente agora que tá todo mundo em casa e quase 100% do tempo online. Está todo mundo buscando formas de ser mais produtivo, ou sofrendo por não estar sendo produtivo. Mas o que a maioria das pessoas pensam quando se fala de produtividade são na realidade, mitos. E o pior é que esse mitos, muitas vezes, se tornam um pesadelo no nosso dia a dia.
Mas que mitos são esses?
1. Tenho que ser multitarefa Eu sempre acreditei que fazer várias coisas ao mesmo tempo era sinal de ser produtivo, e descobri que é justamente o contrário. Estudos demonstraram que ser multitarefa pode ser prejudicial à nossa produtividade por um motivo simples: nosso cérebro não funciona dessa forma. Quando nos dedicamos a mais de uma tarefa ao mesmo tempo, nosso cérebro alterna entre elas, desviando constantemente a atenção entre cada coisa. Fisiologicamente é impossível o cérebro lidar com duas atividades simultaneamente. Além de mentalmente estressante, diminui nossa capacidade de concentração.
2. Vou fazer mais coisas em menos tempo Pare e pense um pouco: por que você quer fazer as coisas em menos tempo? Fazer seu trabalho na metade do tempo e usar a outra metade para trabalhar ainda mais não é necessariamente ser produtivo. Produtividade tem haver com resultados, eficiência e não com quantidade de trabalho.
Produtividade também é equilíbrio. Um dos objetivos de quem busca ser produtivo é (ou deveria ser) ter tempo para se dedicar a outras coisas além do trabalho: família, amigos, hobbies. Outro ponto relacionado a este mito é que mais importante do que fazer mais coisas é fazer as coisas certas.
3. Estar ocupado é o mesmo que ser produtivo Sabe aqueles dias que você passa o dia respondendo e-mails, em reuniões, resolvendo problemas e no final do dia percebe que o relatório que tinha que entregar não está pronto? E aí vem aquele sentimento de que você trabalhou muito mas parece que não fez nada. Pois bem, você esteve ocupado o dia todo, mas não foi produtivo. Essa situação é muito comum, por exemplo, quando você enche sua 'TO DO LIST' de coisas sem importância e as tarefas realmente significativas ficam perdidas e são deixadas de lado. É o que diz uma frase que eu li outro dia: as vezes estamos tão ocupados que não achamos tempo para ser produtivos.
Vamos para algumas dicas então...
1. No livro 'Produtividade para quem quer tempo', Geronimo Theml classifica as tarefas em Tarefas de ocupação - aquelas que muitas vezes até precisam mesmo ser feitas, mas não contribuem para alcançar os seus objetivos; e Tarefas de produção - aquelas que fazem parte do caminho que nos leva até as nossas metas. Logo, não adianta passar todos os minutos do nosso dia envolvido apenas com tarefas de ocupação e achar que está sendo produtivo.2. Uma coisa que tem me ajuda muito é estabelecer prioridades. Dedique-se primeiro ao que é realmente importante. Sim, isso requer planejamento do seu dia, da sua semana, e também a longo prazo. É importante também saber organizar suas tarefas: analise o que precisa ser feito, delegue o que pode ser delegado e adie o que pode ser adiado.3. Valorize momentos de descanso e faça pequenos intervalos entre as tarefas. Descansar a mente e o corpo nos ajuda a trabalhar melhor do que se nos forçarmos a realizar atividades quando estamos cansados e com dificuldade de concentração. A Técnica Pomodoro (Clica aqui!) é usada por várias pessoas para melhorar a produtividade, o raciocínio e foco, além de reduzir o estresse.
As consequências do mundo acelerado - Clica aqui
O que se passa dentro da mente de um procrastinador - Clica aqui
Confesso que essa palavra me deu um certo ranço pela quantidade de pessoas se dizendo super produtivas nesse momento, enquanto eu não estava nem aí para produtividade. E muitas amigas me falaram que estavam sofrendo por estar procrastinando ou por simplesmente não estar fazendo nada. Avalie se ser produtivo é o que você realmente precisa nesse momento. Observar e entender nossas necessidades é o mais importante de tudo.
Quero apenas te trazer a consciência de que você NÃO precisa ser produtivo o tempo todo.

Produtividade se refere mais à eficiência em termos de qualidade e não de quantidade.
Além das sugestões citadas acima, incentivo sempre que você observe-se e conheça-se melhor, assim será ainda mais fácil identificar o que ressoa e efetivamente te ajuda.Aproveita e checa a cartinha do oráculo para as próximas 2 semanas, só clicar aqui embaixo:
Somos uma comunidade super legal!Junte-se a nós.



