Newsletter #1 - 28.04.2020

Knock, knock... ✊ é a ansiedade batendo na porta.

Não desista | Você não está sozinho | Você é importante

Mas afinal, o que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo, que funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo. Na tentativa de nos "proteger" nosso organismo entra no modo “luta ou fuga”, o que nos prepara para uma situação de perigo. O problema é que na maioria das vezes o "perigo" identificado não é real, nos deixando ansiosos, de forma desproporcional ao risco envolvido.

E quais são os sintomas?

Os sintomas podem ser: psicológicos como pensamentos obsessivos ou destrutivos“se eu errar será meu fim”,não consigo lidar com isso”; emocionais como medo, vergonha, nervosismo, tristeza; e até físicos como falta de ar, palpitação, tremores, alterações do sono e suor excessivo. 

Observe se você apresenta alguns dos sinais de ansiedade e também, a intensidade e frequência deles.

Identificar os gatilhos da sua ansiedade é o primeiro passo para aprender a lidar com ela.Depois, teste diferentes ferramentas até encontrar a que te ajuda mais.

5 estratégias que me ajudaram alidar melhor com a minha ansiedade:

1 – Foque no momento presente

Sempre que sentir que a ansiedade está batendo na porta, direcione seu pensamento para o momento presente. Fazendo isso, você desvia a atenção dos pensamento obsessivos e destrutivos.

2 – RespireA respiração é uma ferramenta  simples, eficiente e poderosa para prevenir e controlar os sintomas ansiosos. Além de trazer sua mente para o momento presente, uma respiração tranquila e ritmada acalmará os batimentos cardíacos trazendo mais tranquilidade.

Aprenda com a Lu | Vídeo: Respiração Pranayama

3 – Meditação

Inclua a meditação na sua rotina, você pode começar fazendo 5 minutos de meditação guiada.  melhora do sistema imunológico.A neurociência já comprovou que meditar diariamente tem inúmeros benefícios, dentre eles a redução do estresse e

Dica da Lu | Vídeo: Meditação Guiada

4 – Seu corpo, seu templo. Cuide-se!

O que você come também pode interferir nos sintomas ansiosos. Evitar ou reduzir o consumo de determinados alimentos pode ser uma estratégia, que somada às outras, vão contribuir com a melhora significativa da sua ansiedade. Escolha uma atividade que você goste e faça dela um hábito. A liberação de endorfina proporcionada pelos exercícios físicos ajuda a reduzir a ansiedade, melhorar o sono e a diminuir o estresse.

5 – Procure ajuda

Você não nasceu ansioso, você aprendeu ao longo da vida. Se trabalhar sua ansiedade sozinho está sendo um desafio, procure ajuda de um profissional. Com ajuda profissional seu processo pode ser mais fácil e leve.

Dica da Lu | Venha participar do projeto APROPRIAÇÃO DO EU, onde trabalharemos juntos durante 4 encontros para te ajudar a se conhecer melhor e a colocar na prática a mudança que você tanto quer ser.

Além das sugestões citadas acima, incentivo você a encontrar as suas próprias estratégias. Observe-se e conheça-se melhor, assim será ainda mais fácil identificar o que ressoa e efetivamente te ajuda.Aproveita e checa a cartinha do oráculo para as próximas 2 semanas, só clicar aqui embaixo:

Somos uma comunidade super legal!Junte-se a nós.

Link
Facebook
Email