- illumina
- Posts
- #008 | Como você finalizou seu ano?
#008 | Como você finalizou seu ano?
E como iniciou?
Após 5 anos, eu tive a oportunidade de finalizar meu ano passando o Natal com minha família no Brasil, e meu marido conheceu minha família pessoalmente. Estar com minha família durante esse período do ano, me fez pensar (e repensar) no meu ano e naquilo que desejo para 2024.
Eu não acredito que "temos que” ter metas definidas até 31 de dezembro, por que eu acredito que não temos que nada! Porém, como já dizia o gato de Alice, “Quando não se sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”. Por isso acredito que saber onde se quer chegar facilita, e muito! o caminho.
Meu grande insight desse ano, foi entender os reais motivos por trás das metas escolhidas. Pois só assim, você terá determinação suficiente para continuar quando as dificuldades aparecerem.
Esse ano uma das minhas metas era transformar o exercício em rotina - ao menos 2 dias de musculação por semana, e caminhadas ao fim de semanas. O que me fez não faltar a academia quando estava sem vontade, foi o desejo de uma vida mais ativa e uma velhice saudável. Para facilitar o real motivo/desejo por trás das minhas metas, eu passei a olhá-las através dos hábitos.
De acordo com Charles Duhigg, autor do livro O Poder do Hábito, os hábitos são ações que já fazem parte do nosso inconsciente e que possuem um padrão, que é repetido em forma de loop.
Normalmente, esse loop é automático, fazendo com que nós fiquemos condicionados a repetir o mesmo comportamento, buscando sempre uma recompensa e formas de poupar esforço. Fato justificável pelo fato de que o nosso cérebro consome, em média, 20% de toda a energia que o corpo produz, e os hábitos são a maneira de poupar essa energia.

Dessa forma, aprendi a olhar para minha metas e entender quais hábitos me ajudarão a alcançá-las mais rápido. Quebrando os padrões dos hábitos, criando novos estímulos e ajudando a mente a criar uma nova rotina que me suportará a conquistar minhas metas. Por exemplo, umas das minhas metas para vida, não só para 2024 é me alimentar melhor. Para isso preciso primeiramente estar consciente da mudança que preciso fazer, tornar-las fáceis, e eliminar aquilo que não me ajudará. Para eliminar o hábito de comer doces, posso começar preparando opções saudáveis que possam substituir e também dificultar o mau hábito não comprando doces para ter em casa.
James Clear apresenta 4 leis da mudança de hábitos, tanto para construir bons hábitos com sucesso, quanto a inversão de cada uma delas para ajudar a quebrar os maus hábitos.

Para CRIAR bons hábitos
1. SINAL: Torne isso óbvio
2. DESEJO: Torne-o atraente
3. RESPOSTA: Torne-o simples
4. RECOMPENSA: Torne-o satisfatório

Para ELIMINAR maus hábitos
1. SINAL: Torne-o invisível
2. DESEJO: Torne-o pouco atraente
3. RESPOSTA: Torne-o difícil
4. RECOMPENSA: Torne-o insatisfatório
Se você deseja aumentar a probabilidade de um comportamento, você precisa torná-lo claro do que deve ser, torná-lo uma opção atraente para experimentar, fácil de executar e finalizá-lo com uma boa recompensa para aumentar a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente. E, para se livrar dos maus hábitos, a inversão: torne-o invisível; torne-o desinteressante; torne-o difícil e torne-o insatisfatório.
Com o tempo, os sinais que desencadeiam os nossos hábitos tornam-se tão comuns que são essencialmente invisíveis.
Minha reflexão para esse início de ano é justamente olhar para suas metas de vida (não só as de 2024) e entender quais hábitos vão te ajudar a chegar lá. Seja lá qual for sua meta, com certeza algum hábito pode te ajudar.

Desejo que seu final de ano tenha sido muito especial, e que você possa começar 2024 com o pé direito, refletindo sobre a sua responsabilidade de tornar esse ano ainda mais especial!
See ya
Lu