• illumina
  • Posts
  • #011 | ✊ Knock, knock... é a ansiedade batendo na porta

#011 | ✊ Knock, knock... é a ansiedade batendo na porta

Você não está sozinho, ansiedade é um dos temas mas falados nos últimos tempos. Como podemos lidar com isso de maneira mais leve?

Mas afinal, o que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo, que funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo. Na tentativa de nos "proteger" nosso organismo entra no modo “luta ou fuga”, o que nos prepara para uma situação de perigo. O problema é que na maioria das vezes o "perigo" identificado não é real, nos deixando ansiosos, de forma desproporcional ao risco envolvido.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem ser: psicológicos como pensamentos obsessivos ou destrutivos - “se eu errar será meu fim”, “não consigo lidar com isso”; emocionais como medo, vergonha, nervosismo, tristeza; e até físicos como falta de ar, palpitação, tremores, alterações do sono e suor excessivo. Observe se você apresenta alguns dos sinais de ansiedade e também, a intensidade e frequência deles.

Isso está comprometendo sua qualidade de vida?

Identificar os gatilhos da sua ansiedade é o primeiro passo para aprender a lidar com ela. Depois, teste diferentes ferramentas até encontrar a que te ajuda mais.

5 estratégias que me ajudaram a lidar melhor com a minha ansiedade:

1 – Foque no momento presente

Sempre que sentir que a ansiedade está batendo na porta, direcione seu pensamento para o momento presente. Fazendo isso, você desvia a atenção dos pensamento obsessivos e destrutivos.

2 – Respire

A respiração é uma ferramenta simples, eficiente e poderosa para prevenir e controlar os sintomas ansiosos. Além de trazer sua mente para o momento presente, uma respiração tranquila e ritmada acalmará os batimentos cardíacos trazendo mais tranquilidade.

3 – Meditação

Inclua a meditação na sua rotina, você pode começar fazendo 5 minutos de meditação guiada. melhora do sistema imunológico.A neurociência já comprovou que meditar diariamente tem inúmeros benefícios, dentre eles a redução do estresse e

4 – Seu corpo, seu templo. Cuide-se!

O que você come também pode interferir nos sintomas ansiosos. Evitar ou reduzir o consumo de determinados alimentos pode ser uma estratégia, que somada às outras, vão contribuir com a melhora significativa da sua ansiedade. Escolha uma atividade que você goste e faça dela um hábito. A liberação de endorfina proporcionada pelos exercícios físicos ajuda a reduzir a ansiedade, melhorar o sono e a diminuir o estresse.

5 – Procure ajuda

Você não nasceu ansioso, você aprendeu ao longo da vida. Se trabalhar sua ansiedade sozinho está sendo um desafio, procure ajuda de um profissional, seu processo pode ser mais fácil e leve.

Aprendi através do Desenho Humano que muito do que eu sentia, a ansiedade principalmente, estava conectado com a pressão externa em alcançar supostas metas, com as comparações com outras pessoas da mesma idade, e com a culpa de não ser igual a fulano, de não ter mais energia, etc.

A verdade é que nascemos seres únicos, e conectados com quem somos realmente, mas com o tempo vamos cedendo às pressões e crenças sociais e nos condicionando a sermos como “devemos" ser, esquecendo completamente de quem realmente somos.

Meu processo de descondicionamento começou quando após estudar mais meu desenho eu comecei a aceitar como eu fui projetada para ser e a experienciar ser dessa forma. É um processo que leva tempo, mas posso te afirmar que já pude remover muita culpa, comparação e me dei permissão de ser quem eu sou. E desde então tenho experienciado uma vida com mais propósito, mais leveza, diversão e facilidade.

As inscrições para o Desvendando, minha consultoria personalizada de Desenho Humano está aberta. Se você quer desvendar como você foi projetada para ser, e se conectar com uma vida autêntica e leve, e se permitir a remover a culpa e comparação, esse é o seu momento!

Recomendações da Lu:

  • Livro: O Poder do Agora - Eckhart Tolle

    Esse livro me ajudou a reforçar a importância de acalmar a mente e estar presente no momento presente.

  • Série: A Grande Ilusão (Fool me once) - Netflix

    Uma série muito interessante para pensarmos que nem tudo é aquilo que parece ser. E muitas vezes temos julgamentos e opiniões baseadas em ilusões.

  • Filme: Oppenheimer - Netflix

    Demorei para ver esse filme pois achei que ia ser muito pesado, mas fiquei bem impressionada com o filme. Apesar de ser longo, prendeu minha atenção e confesso que tenho sentimentos mistos em relação à ele. Mas me mostrou mais uma vez como não sabemos realmente o que acontece e que muitas informações são manipuladas.