- illumina
- Posts
- #010 | O paradoxo da escolha
#010 | O paradoxo da escolha
Como fazer melhores escolhas?
Você já se pegou diante de uma variedade de opções, sentindo-se sobrecarregado pela indecisão?
Existe um livro chamado “The Paradox of Choice” (ou “Paradoxo da Escolha”). O livro foi escrito por Barry Schwartz, psicólogo americano e professor na Universidade da Califórnia. Nele, o autor aborda todos os temas que envolvem a tomada de decisão — mesmo as mais simples, como escolher uma marca de sabonete no mercado.
O que é paradoxo da escolha?
É uma teoria que explora os efeitos do excesso de opções na decisão de compra. A ideia central é que a abundância de escolhas existente hoje no mercado, paradoxalmente, deixa as pessoas sobrecarregados, confusos e paralisados.
Em seu livro, Schwartz mostra que o excesso de opções nas lojas dos EUA gerou uma crise de indecisão e insatisfação nos consumidores, ao invés de impulsionar as compras. O que foi contra o que se acreditava até então na psicologia do consumo, pois a liberdade de escolha sempre foi associada ao bem-estar e qualidade de vida.
É citado no livro, um experimento feito por supermercado. Para um grupo de consumidores foi oferecido 6 sabores de geléia, e para outro grupo, 24 sabores.
30% das pessoas no primeiro grupo fizeram uma compra, enquanto no segundo grupo, apenas 3% conseguiram escolher um sabor.
Em outro estudo mencionado, a empresa Procter & Gamble descobriu que uma pequena redução no número de produtos expostos na prateleira foi capaz de aumentar as vendas em 10%.
E eu aposto que você já vivenciou o paradoxo da escolha inúmeras vezes na sua vida. Se sentindo paralisado ou simplesmente exausto ao ter que escolher um produto/serviço entre inúmeras opções.
Paradoxo da escolha no nosso dia a dia
Por exemplo, quanto tempo você passa escolhendo o que vai assistir no Netflix (Prime, Apple tv, etc)? Ou quanto tempo você leva para escolher o que vai pedir de delivery de comida?
E quando decide comprar algo online, quanto tempo passa pesquisando as opções, comparando preços, lendo reviews, etc?
O paradoxo se manifesta quando somos confrontados com um excesso de escolhas, gerando uma sensação de ansiedade e insatisfação em vez de liberdade. Contrariando a crença comum, a multiplicidade de opções muitas vezes nos leva a uma tomada de decisão mais difícil e menos satisfatória.
Essa dinâmica está presente em todas as esferas da vida, desde escolhas triviais até aquelas que moldam nosso destino.
Nesse mundo de variedade infinita, às vezes tudo o que queremos é uma escolha simples e objetiva, que nos poupe dessa enxurrada de informação.
E se houvesse um meio de facilitar essa escolha?
Imagine reduzir a indecisão descobrindo como você toma decisões mais acertadas, fortalecendo e potencializando sua intuição, evitando frustrações, amargura, raiva e decepções?
Através do Desenho Humano é possível descobrir como sua intuição fala com você e assim, facilitar a tomada de decisões.
Cada um de nós possui o que chamamos de autoridade no Desenho Humano. Existem sete tipos de autoridades intuição, que facilitam nossa tomada de decisão.
Você sabe qual a sua autoridade? Se não sabe, corre aqui para descobrir.
Emocional: Você precisa de mais tempo para tomar melhores decisões. O ideal é você não tomar decisões quando estiver muito eufórica ou muito pra baixo. Observe suas ondas emocionais e se permita ter tempo para pensar antes de decidir algo.
Sacral: Sua intuição fala com você instantaneamente, no aqui e agora, através de sinais do seu corpo. Aprenda a ouvir suas entranhas, e para se conectar, faça perguntas em que a resposta possa ser sim ou não/isso ou aquilo.
Esplênica: Sua intuição é instantânea, te dando uma resposta no aqui e agora. É uma espécie de arrepio, pressentimento. Você pode ter certeza da sua decisão, mas ter medo de agir.
Ego: Você precisa ter certeza de que está seguindo seu coração, e força de vontade ao tomar decisões. Suas escolhas devem ser feitas seguindo seus desejos e o que você deseja fazer.
Autoprojetada: Você se conecta com sua intuição pensando alto e falando sozinha. Fale a partir do seu coração para ouvir seus próprios insights. E observe o tom de voz e as entrelinhas quando você fala.
Ambiental/Mental: Você precisa estar no ambiente correto para ouvir sua própria intuição. É importante ordenar as informações através da fala e da escrita. Lembre-se que a mente não é sua intuição, é apenas um instrumento.
Lunar: Sua intuição fala com você pelos trânsitos lunares. A cada lunação, uma lição.Acompanhe a lua externa e interna. Aprenda a respeitar seu tempo.
Sua autoridade é a força orientadora que molda suas escolhas. Ao compreender essa dinâmica, você se liberta das amarras do Paradoxo da Escolha, tomando decisões mais alinhadas com sua verdadeira essência.
Desvendando: agenda de Março aberta!
O Desvendando é uma consultoria de autoconhecimento através do Desenho Humano. Com o objetivo de facilitar a sua jornada, você desvendará o seu desenho humano e receberá orientações e aplicações práticas para implementar no seu dia-a-dia.
Se você quer saber mais sobre seu Desenho Humano, aprender como você foi projetado para liderar e operar, como criar oportunidades alinhadas, como tomar decisões mais acertadas, como se alinhar ao seu propósito e as áreas em que ainda precisa adquirir sabedoria.
Essa é a oportunidade que você estava esperando para começar finalmente o ano com o pé direito e a implementar as mudanças para uma vida mais leve e feliz.
Esse é o último mês com o valor atual, e são apenas 7 vagas.
Você tem até às 10am do dia 06/03/24 para garantir sua vaga.
Não perca essa oportunidade!